Meio Ambiente

Diálogos Amazônicos: Apoiando a Economia Verde e a Conservação da Amazônia

Descubra a riqueza da floresta com 40 expositores: uma oportunidade única para explorar produtos de origem da floresta.

Os Diálogos Amazônicos, que acontecem de 4 a 6 de agosto no centro de convenções da Amazônia (HANGAR), abriu oportunidade para os empreendedores da Amazônia. Com 40 expositores, o evento oferece aos visitantes a oportunidade única de explorar produtos originários da floresta amazônica. A variedade de produtos em exibição varia de artesanato feito com fibras naturais a chocolates de alta qualidade, já reconhecidos internacionalmente. Essa iniciativa não apenas promove a cultura e a economia local, mas também destaca a riqueza e a diversidade da região amazônica.

Entre esses expositores, está o Filha do Combu – Casa do Chocolate, que reúne sabores únicos de chocolates refinados, criados pelas mãos de Dona Nena. Esses sabores estão à disposição para o mundo, atraindo os olhos de quem transita freneticamente pelos longos corredores do Hangar.
“O nosso trabalho é quase 100% artesanal. Nós trabalhamos com o cacau desde a árvore até o processo de refino da barrinha. Todo o nosso processo é mais complicado por conta disso, por isso a gente também busca o nosso reconhecimento”, comenta Luiza Fagundes, bióloga que faz parte da equipe dos expositores.

Foto: Fernanda Palheta

Ao reunir empreendedores, artesãos e produtores, os Diálogos Amazônicos incentivam a sustentabilidade e o respeito pela natureza, ao mesmo tempo em que oferecem uma plataforma para o reconhecimento internacional dos produtos da região. A bioeconomia é uma alternativa sustentável aos sistemas econômicos tradicionais, que são baseados no uso de recursos não renováveis, como petróleo, carvão e gás natural.

Integram também essa ala de grandes expositores as mulheres da Associação de Articulação de Mulheres Extrativistas do Amapá, que tem como carro-chefe a andiroba.
Arlete Leal, a representante da associação, enfatiza a participação dela e das colegas em um dos maiores eventos amazônicos realizados e descreve com entusiasmo as expectativas para as vendas dos próximos dias.
“Nós conseguimos gerar recursos de dentro da nossa floresta sem ter que derrubar, mantendo ela de pé. Para nós, é um evento muito importante para mostrar e divulgar o nosso trabalho. Além da expectativa de venda considerando o que já vendemos hoje”, afirma.

A bioeconomia pode ajudar a reduzir a poluição e o aquecimento global, e também criar empregos e oportunidades de negócios. É uma oportunidade imperdível para quem deseja conhecer de perto produtos da Amazônia e apoiar o desenvolvimento sustentável da região.

Texto: Vicente Crispino e Fernanda Palheta.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »