TCE-PA Comprometido com Práticas Sustentáveis: Iniciativas e Metas

Explore as iniciativas e metas do TCE-PA para promover a sustentabilidade, incluindo o Selo Documento 100% digital, a Feira Agroecológica, e mais.

O TCE-PA está comprometido em adotar práticas sustentáveis, reconhecendo a importância vital do meio ambiente para a vida na Terra. Em resposta à crescente degradação ambiental e às ameaças à biodiversidade, ecossistemas e bem-estar humano, o Tribunal de Contas do Estado do Pará implementou uma série de iniciativas para promover a sustentabilidade.

Essas iniciativas incluem o Selo Documento 100% digital, que promove a sustentabilidade e a transformação digital; a Feira Agroecológica, que incentiva a produção e o consumo de produtos orgânicos locais; a distribuição de copos e xícaras feitos de fibras recicladas de bambu ou arroz; e planos para o uso racional da água e da energia elétrica. Além disso, o TCE-PA está comprometido com a capacitação e sensibilização para fomentar a cultura da sustentabilidade, melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho, implementar compras sustentáveis, gerenciar resíduos de forma responsável e adotar critérios de sustentabilidade e acessibilidade em obras, reformas e manutenção predial.

Em uma reunião ordinária no final de julho, o Comitê Gestor do Plano de Sustentabilidade (CGPS) do TCE-PA deliberou sobre as metas anuais, a atualização do site e participações em eventos sobre o tema da sustentabilidade. A reunião enfatizou o compromisso com a execução do Plano de Logística Sustentável (PLS), adotando metas anuais para monitoramento e avaliação do CGPS, além de fracionar as metas contidas no Plano ao longo dos cinco anos de vigência. A transparência e a sensibilização foram temas centrais, com os membros do CGPS decidindo que o site do Programa “TCE Sustentável” receberá atualizações, incluindo a publicação de normativos e a inclusão de novos conteúdos no menu de boas práticas.

Uso Racional da Água

O TCE-PA está comprometido em estabelecer padrões de consumo sustentáveis, incentivando o consumo consciente e eliminando o desperdício de água. O objetivo estratégico é melhorar o uso e o consumo eficiente de água encanada e envasada. As metas incluem:

  • Reduzir 50% a quantidade mensal de garrafas de água até 2027.
  • Reduzir 15% do consumo de água até 2024 (M3 mensal por servidor).

Uso Racional de Energia Elétrica

A racionalização do consumo de energia elétrica é outra prioridade para o TCE-PA. O objetivo é melhorar a eficiência do consumo de energia elétrica através das seguintes metas:

  • Reduzir 15% do consumo de energia elétrica mensal, por unidade consumidora, até 2027.
  • Reduzir 15% do consumo de energia elétrica mensal no TCE-PA até 2027.

Capacitação e Sensibilização

O TCE-PA está trabalhando para fomentar a cultura da sustentabilidade, com o objetivo de capacitar, sensibilizar e promover a adoção de práticas sustentáveis. As metas incluem:

  • Promover 5 ações de capacitação e sensibilização com o público externo sobre sustentabilidade até 2027.
  • Aumentar em 80% a adesão dos servidores nas ações de capacitação e sensibilização até 2027.

Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho

A valorização das pessoas com foco no bem-estar físico e mental é fundamental para o TCE-PA. Os objetivos incluem:

  • Aumentar 100% a adesão dos servidores nas ações de Saúde e Qualidade de vida até 2027.
  • Aumentar 100% a participação voluntária nas ações solidárias, culturais e sociais até 2027.
  • Implementar 01 programa de saúde e segurança do trabalho considerando o e-social em 2023.

Compras Sustentáveis

O TCE-PA está focado em adequar as compras e contratos aos critérios de sustentabilidade, com metas como:

  • Reduzir 80% do consumo mensal de descartáveis até 2027.
  • Ampliar em 100% a quantidade de compras sustentáveis até 2027.
  • Reduzir 30% da quantidade mensal de cópias e impressões até 2027.

Gestão de Resíduos

A gestão responsável de resíduos é outra área de foco, com metas como:

  • Reduzir 25% os resíduos gerados até 2027.
  • Promover a adequada destinação de, no mínimo, 80% dos resíduos até 2027.

Obras Sustentáveis e Manutenção Predial

O TCE-PA está adotando critérios de sustentabilidade e acessibilidade em obras, reformas e manutenção predial. As metas incluem:

  • Reduzir 20% as despesas com manutenção corretiva até 2027.
  • Adequar 100% dos Termos de referência e projetos básicos com diretrizes de sustentabilidade até 2027.

Essas ações refletem uma abordagem equilibrada que considera os aspectos ambientais, sociais e econômicos, contribuindo para a proteção da biodiversidade, a mitigação das mudanças climáticas, a melhoria da qualidade de vida e o respeito aos direitos das gerações futuras. O TCE-PA está demonstrando que cada indivíduo, empresa e governo têm um papel a desempenhar na transição para um mundo mais sustentável, e que a colaboração e a ação conjunta são fundamentais para o sucesso dessa jornada.

Para mais informações acesse: https://tcepa.tc.br/tcesustentavel/

Fonte TCE-PA.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »