Veja as ações integradas de segurança para eventos em Belém
Série de eventos ambientais que serão sediados na capital paraense a partir desta quinta-feira (3) contarão com ações integradas entre órgãos municipais, estaduais e federais; confira!
A cidade de Belém se prepara para sediar grandes e importantes eventos internacionais com foco nas discussões de questões ambientais. Este é o caso do Fórum das Cidades Amazônicas, do Diálogos Amazônicos e da Cúpula da Amazônia, que acontecerão em sequência, entre os dias 3 e 8 de agosto.
E o planejamento para que tudo transcorra com tranquilidade é uma das preocupações dos órgãos de segurança pública municipais, estaduais e federais. Por isso, na tarde desta quarta-feira (2), foram apresentadas as ações integradas que vão garantir a segurança das pessoas que participarão dos três eventos na cidade.
O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, explicou em detalhes o planejamento integrado que vai, como objetivo principal, reforçar a segurança na capital paraense, em especial no entorno do Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, que será sede dos três eventos.
O titular da Segup comentou que várias reuniões foram feitas ao longo dos últimos meses entre os órgãos de segurança para definir as estratégias que serão adotadas, principalmente no transporte das autoridades que estarão presentes nos eventos.
“Queremos que tudo transcorra com a maior tranquilidade possível, por isso montamos uma série de ações integradas. Nosso objetivo é fazer com que o centro das atenções seja justamente a proposta dos eventos: a discussão sobre a Amazônia e a sustentabilidade”.
Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
Na manhã desta quarta-feira (2), uma simulação das ações dos órgãos de segurança durante os eventos foi realizada em algumas vias de Belém para alinhar o passo a passo das atribuições de cada agente envolvido na operação denominada “Encontro Cúpula da Amazônia”.
A “Operação Encontro Cúpula da Amazônia” vai contar com efetivos de órgãos municipais, como a Guarda Municipal de Belém e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob); estaduais, como o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA), Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Polícia Científica (PCE) e Corpo de Bombeiros Militar; e federais, como a Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI). A Polícia do Exército também dará apoio na segurança.
Apesar de informar os órgãos envolvidos, por questões de segurança, Ualame Machado não detalhou quantas viaturas e agentes estão em atuação na ocasião dos eventos. Confira abaixo algumas da ações traçadas pelos órgãos de forma integrada:
– Reforço do efetivo policial com suspensão das férias dos agentes de 1º a 10 de agosto;
– Reforço na segurança no entorno do Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia;
– Fiscalização, vistoria e perícia dos espaços dos eventos, que será realizada pelo GSI, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Científica;
– Varredura dos espaços realizada pela PM, PF, PC e PCE;
– Uso de batedores e bloqueios temporários de vias de Belém realizado pela PRF com o apoio do Detran-PA e Polícia do Exército;
– Organização do fluxo de trânsito no entorno do Hangar e nas vias de acesso sob a responsabilidade do Detran-PA, Semob e Guarda Municipal.
Além disso, será instalado um Centro Integrado de Comando e Controle Móvel a poucos metros do Hangar. O local servirá como base operacional das ações integradas entre os órgãos de segurança. As atividades do CICC Móvel estão previstas para acontecerem em formato 24h na ocasião da Cúpula e só serão encerradas quando o último chefe de Estado deixar a cidade após os eventos.
O sistema Córtex também será utilizado durante os eventos em Belém. Trata-se de um recurso tecnológico aprimorado que reúne diversas informações em tempo real, onde os agentes envolvidos podem ter acesso a câmeras de monitoramento, localização de viaturas, efetivo policial e muitos outros dados relevantes para o andamento do esquema de segurança e escolta dos chefes de Estado que participarão da Cúpula da Amazônia.
Para mais informações acesse o site do nosso parceiro www.dol.com.br.