Meio Ambiente

Concertação pela amazônia lança documento nos diálogos amazônicos

A iniciativa “Uma Concertação pela Amazônia” anunciou o lançamento de um documento inovador durante os Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, a serem realizados em Belém (PA) nos dias 4 a 6 de agosto. Sob o título “Propostas para as Amazônias: Uma Abordagem Integradora,” o documento traz contribuições multifacetadas para o desenvolvimento sustentável da região.

O novo documento enfatiza uma abordagem integradora e multidisciplinar, enfocando a qualidade de vida da população local. A publicação vai além da lógica setorial, que geralmente divide temas interdependentes e revela que saúde, educação, segurança, bioeconomia, ciência, tecnologia e inovação (CT&I), povos indígenas e comunidades tradicionais estão mais interligados do que se pensava anteriormente.

Lívia Pagotto, co-secretária-executiva da rede Uma Concertação pela Amazônia, afirma que identificar essas conexões é fundamental para desatar nós críticos da complexa trama de fatores que impedem o avanço do desenvolvimento da Amazônia.

Educação como Pilar Central

A publicação destaca a educação como um macrotema que ancora assuntos-chave para a população local e propõe novas possibilidades para o currículo das escolas, incluindo a bioeconomia e os saberes tradicionais.

Um exemplo emblemático dessa abordagem é o programa Itinerários Amazônicos (IAM), que busca transformar a realidade da educação amazônica. O programa, realizado em parceria com diversos institutos e com apoio financeiro do BNDES, do Movimento Bem Maior e do Instituto Arapyaú, tem como objetivo incluir a multiplicidade de aspectos que conformam o território amazônico nos currículos brasileiros.

Este documento representa uma contribuição significativa para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, unindo várias dimensões, como ambiente, economia e sociedade. A abordagem integradora e multidisciplinar abre caminhos para soluções mais adequadas aos contextos locais e coloca a Amazônia no centro das discussões sobre o futuro sustentável do país.

A Cúpula da Amazônia em Belém será uma oportunidade para apresentar essas propostas inovadoras e engajar diversos atores na construção de uma Amazônia próspera e sustentável.

Serviço:

PROPOSTAS PARA AS AMAZÔNIAS: UMA ABORDAGEM INTEGRADA
(evento dentro da programação dos Diálogos Amazônicos)

Dia 5 de agosto

Hangar – Centro de Convenções – Sala 9
Av Dr Freitas s/n – Marco
14h às 16h.

Para mais informações sobre meio ambiente acesse www.cop30.news.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »