Programação cultural em Belém para os Diálogos Amazônicos e Cúpula da Amazônia
Entre 02 e 10 de agosto, visitantes poderão desfrutar de música, cinema, museus, artes visuais, fotografia e dança, em uma celebração da cultura Amazônica.
Para atender a grande demanda de visitantes presentes em Belém durante os dois principais eventos que antecipam a COP 30 – Dialógos Amazônicos e a Cúpula da Amazônia -, no próximo mês, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), realiza e apoia uma agenda cultural ampla e diversificada. Entre os dias 02 e 10 de agosto, o público poderá conferir diversas atividades gratuitas dentro e fora dos principais equipamentos culturais do Estado. As atividades estão divididas em seis principais eixos: música, mostra de cinema, museus, artes visuais, fotografia e dança.
A programação inclui exposições, seminários, mostras de cinema, noites em museus, bienais, festivais e espetáculos de dança. A Secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, celebrou a diversidade de expressões e linguagens artísticas que serão apresentadas, destacando a importância da arte e da cultura na salvaguarda da memória da Amazônia e na denúncia contra injustiças sociais e agressões ambientais.
A programação cultural começa com a exposição “Eneida Simplesmente” no Museu da Imagem e do Som (MIS), seguida pelo Seminário “Diálogos Poéticos com Eneida de Moraes”. O Centro Cultural Palacete Faciola receberá a Mostra Pan-Amazônica de Cinema, e o Teatro Gasômetro exibirá o filme “We are guardians”, refletindo a luta contra o desmatamento.
A Secult também realizará o projeto “Uma noite no Museu”, um circuito cultural noturno pelos museus do Estado. A ação culminará com o Preamar da Criatividade, valorizando a economia criativa da região. A 1° Bienal das Amazônias, o Festival Amazônia Mapping e o Ballet Floresta Amazônica Dalai Achacar são outros destaques da programação.
Na fotografia, a Exposição Shipibo-Konibo Retratos do meu Sangue oferecerá uma imersão no cotidiano da comunidade indígena Shipibo-Konibo. O lançamento e concerto do Amajazzon Festival, no Theatro da Paz, encerrará a programação, reunindo diversos artistas da Região Norte com o objetivo de valorizar a cultura amazônica.
Essa rica agenda cultural reflete o momento estratégico de debates e escutas em Belém, com a participação massiva da sociedade civil organizada e encontro multilateral dos chefes de estado da região. A programação cultural durante a semana da Cúpula atravessará temáticas de sustentabilidade, meio ambiente, justiça climática e cultura Amazônica, promovendo diálogos profundos em diversas áreas artísticas.
Programação:
- Exposição “Eneida Simplesmente” – Museu da Imagem e do Som (MIS), Centro Cultural Palacete Faciola.
- Seminário “Diálogos Poéticos com Eneida de Moraes” – Auditório Eneida de Moraes, Palacete Faciola.
- Mostra Pan-Amazônica de Cinema – Centro Cultural Palacete Faciola.
- Exibição do filme “We are guardians” – Teatro Gasômetro.
- Projeto “Uma noite no Museu” – Museu do Forte, Museu do Círio, Museu do Estado do Pará, Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, Palacete Cultural Faciola, Parque Cemitério Soledade.
- Preamar da Criatividade – Praça da Fonte, área externa da Casa das Onze Janelas.
- 1° Bienal das Amazônias – Rua Senador Manoel Barata, 400, bairro do Comércio.
- Festival Amazônia Mapping – Museu do Estado do Pará (MEP).
- Exposição Shipibo-Konibo Retratos do meu Sangue – Hangar.
- Ballet Floresta Amazônica Dalai Achacar – Theatro da Paz.
- Lançamento e concerto do Amajazzon Festival – Theatro da Paz.
Com informações da Agência Pará.