COP28: Temas e programação são divulgadas
De 30 de novembro a 12 de dezembro, os Emirados Árabes Unidos sediarão a conferência, focando em temas como saúde, comércio, finanças e inclusão.
A 28ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP28) será um marco decisivo para a ação climática global. A ser realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023, a conferência tem como objetivo responder ao Balanço Global e fechar as lacunas até 2030.
A Presidência da COP28 adotou uma abordagem inclusiva para desenvolver o programa temático, sendo a primeira a realizar uma consulta aberta sobre áreas temáticas. Essa consulta contou com contribuições de uma ampla variedade de partes interessadas, incluindo governo, negócios, sociedade civil, juventude e povos indígenas.
O programa temático reflete os setores e tópicos levantados durante as consultas, incluindo novas áreas de ação como saúde, comércio e recuperação e paz. Quatro temas transversais sustentam a entrega eficaz e interconectada: Tecnologia e Inovação, Inclusão, Comunidades de Fronteira e Finanças.
A Presidência traçou um plano de ação focado em combinar a maior ambição por resultados negociados com uma agenda de ação robusta para implementar essas ambições no mundo real. As áreas de foco incluem:
- Acelerar a transição energética e reduzir as emissões antes de 2030.
- Transformar o financiamento climático, cumprindo promessas antigas e estabelecendo o quadro para um novo acordo sobre finanças.
- Colocar a natureza, as pessoas, as vidas e os meios de subsistência no centro da ação climática.
- Mobilizar para a COP mais inclusiva de todos os tempos.
A programação inclui temas como Abertura da Cúpula Mundial de Ação Climática, Saúde / Recuperação, Paz e Finanças / Comércio / Igualdade de Gênero / Responsabilidade, Energia, Indústria e Transição Justa, entre outros.
A COP28 promete ser um evento significativo na luta global contra as mudanças climáticas, com uma abordagem inclusiva e colaborativa que reflete a diversidade de interesses e necessidades em todo o mundo.
Programação:
30 de Novembro: Abertura da Cúpula Mundial de Ação Climática
1-2 de Dezembro: Cúpula Mundial de Ação Climática
3 de Dezembro: Saúde / Recuperação e Paz
4 de Dezembro: Finanças / Comércio / Igualdade de Gênero / Responsabilidade
5 de Dezembro: Energia, Indústria e Transição Justa
6 de Dezembro: Ação Multinível, Urbanização e Ambiente Construído / Transporte
7 de Dezembro: Dia de Descanso
8 de Dezembro: Juventude, Crianças, Educação e Habilidades
9 de Dezembro: Natureza, Uso da Terra e Oceanos
10 de Dezembro: Alimentos, Agricultura e Água
11-12 de Dezembro: Negociações Finais
Acesse o PDF com a programação completa aqui.
Com informações dos Emirados Árabes Unidos.