Pará participa da reunião do Fundo Amazônia
Novas Diretrizes para o Fundo Amazônia são Definidas em Reunião em Brasília
O Secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), Mauro O’de Almeida, participou da 28ª reunião do Comitê Orientador do Fundo Amazônia (Cofa) em Brasília. O Fundo Amazônia, criado em 2008 e reativado pelo governo federal este ano, tem como objetivo captar doações para investimentos não reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, além de promover a conservação e o uso sustentável da Amazônia Legal.
O Cofa, presidido pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, inclui representantes dos estados da Amazônia Legal, incluindo o Pará, bem como outros órgãos do governo federal e entidades da sociedade civil. O Fundo Amazônia também apoia o desenvolvimento de sistemas de monitoramento e controle do desmatamento em todo o Brasil e em outros países tropicais.
Durante a reunião, foram aprovadas alterações no regimento interno do Cofa, bem como novas diretrizes e critérios para a aplicação dos recursos do Fundo. “Foi uma reunião muito produtiva, pois se trata de um recomeço do Fundo Amazônia”, disse Mauro O’de Almeida.
O secretário também destacou que o momento é de reabertura do Fundo para projetos benéficos para o Pará e o restante da Amazônia. Ele mencionou que o Pará sugeriu algumas modificações nas diretrizes e critérios, que foram apoiadas pelo colegiado, e agora o “balcão está aberto” para a apresentação de projetos.
O Fundo Amazônia é gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em termos de captação de recursos, contratação e monitoramento de projetos. Recebe doações da Petrobras e dos governos da Noruega e Alemanha, que anunciaram a retomada dos repasses financeiros este ano, após o anúncio da reativação pelo novo governo federal.
Com informações da Agência Brasil.