Brasil e EUA unem forças em hidrogênio limpo
O Brasil e os Estados Unidos anunciaram uma parceria para cooperar em áreas de energia limpa, incluindo hidrogênio de baixo carbono e combustíveis sustentáveis para aviação. O compromisso foi assinado pelo Ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira, e a secretária de Energia dos Estados Unidos, Jennifer Granholm, durante a 14ª Reunião Ministerial de Energia Limpa e da 8ª Missão de Inovação do G20 em Goa, na Índia.
Os dois países renovaram o compromisso de trabalhar juntos como “potências energéticas globais com valores e prioridades compartilhados” através do Fórum de Energia Brasil-EUA (USBEF), que é o principal diálogo bilateral para cooperação técnica, política, comercial e de investimento focado na transição energética. Um dos principais objetivos da parceria é atrair investimentos do setor privado.
Os líderes concordaram em trabalhar com o setor privado para implementar novos trabalhos em combustíveis de aviação sustentáveis, hidrogênio limpo e gestão de carbono e metano. Além disso, planejam lançar comitês de ação público-privada da iniciativa Diálogo da Indústria de Energia Limpa (CEID) até a COP28, para avançar nessas três tecnologias consideradas críticas.
O CEID também facilitará a cooperação na modernização e armazenamento da rede, bem como na energia eólica offshore em sua segunda fase. O Ministro Alexandre Silveira destacou o interesse da secretária Granholm no programa Combustível do Futuro do Brasil, que visa estabelecer um marco legal para combustíveis de baixo carbono e captura de carbono.
Com informações da epbr