OTCA e líderes indígenas unem forças pela Amazônica
Evento em Brasília reuniu especialistas para discutir ações climáticas e valorização dos conhecimentos indígenas na Amazônia
A Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) reuniu líderes de oito países e representantes indígenas da Amazônia para um evento regional em Brasília. O encontro, que ocorreu entre os dias 19 e 22 de julho, teve como objetivo principal a construção da Plataforma Regional Amazônica de Povos Indígenas. Especialistas de diversas áreas também estiveram presentes para contribuir com o diálogo e a troca de experiências.
O evento foi parte do plano de trabalho do projeto que a OTCA implementa com o apoio do Programa Euroclima da União Europeia. O objetivo foi cumprir os mandatos da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas e do Acordo de Paris, que reconhecem a contribuição dos povos indígenas nos processos de adaptação e mitigação das mudanças climáticas. A urgência de incluir essa contribuição nas políticas climáticas para aumentar a ação climática foi um dos principais focos da reunião.
Durante os três dias de evento, houve palestras, trabalhos em grupos e diálogos para compartilhar experiências relacionadas a diferentes setores. Entre os temas abordados, destacou-se a contribuição dos conhecimentos indígenas, especialmente na segurança alimentar, na conservação e valorização da floresta e na transmissão de conhecimentos ancestrais. Esses conhecimentos permitiram que mais de 7,4 milhões de hectares da Amazônia continuassem a prestar funções reguladoras do clima.
As reflexões e recomendações de cada tema foram coletadas e direcionadas para linhas estratégicas que orientem as ações prioritárias para a região amazônica e a conformação da Plataforma Regional Amazônica de Povos Indígenas. Esta plataforma servirá como um fórum permanente de diálogo na região, permitindo moldar ações de mitigação e adaptação nos Estados da OTCA.
As delegações oficiais dos governos também compartilharam ações e linhas de trabalho para encontrar temas e ações de convergência, já que os oito Estados compõem um mesmo território da maior e floresta do planeta.
Com informações do OTCA.