CNJ Organiza 1ª Cúpula Judicial Ambiental da Amazônia
Evento Reúne Autoridades e Especialistas para Debater Questões Ambientais e Jurisprudência Relacionadas à Amazônia.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está organizando a 1ª Cúpula Judicial Ambiental da Amazônia – Juízes e Florestas, que acontecerá nos dias 4 e 5 de agosto no Tribunal de Justiça do Pará (TJPA). O evento contará com a presença de autoridades do Judiciário e do Executivo federal, além de especialistas na área.
A cúpula tem como objetivo promover debates sobre a jurisprudência brasileira em relação às florestas e ao desmatamento, além de propor melhorias na prestação jurisdicional. Também serão apresentados um panorama da atuação judicial em outros países da Pan-Amazônia e um relatório sobre o desmatamento na região.
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministra Rosa Weber, será responsável pela abertura do evento. Outras autoridades, como os ministros do STF Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso, o corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, e presidentes de Cortes Constitucionais e Supremas de países da Pan-Amazônia, também estarão presentes.
A 1ª Cúpula Judicial Ambiental da Amazônia é uma iniciativa da Política Nacional do Poder Judiciário para o Meio Ambiente e do Observatório do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas do Poder Judiciário. Este último foi criado em 2020 para acompanhar, debater e fornecer informações sobre o meio ambiente, contribuindo para instrumentalizar o Judiciário com pesquisas, estudos comparados e produção científica sobre o tema.
O evento é destinado a magistrados, membros do Ministério Público, advogados públicos e outras pessoas que trabalham com direito ambiental, com foco na Amazônia. Estudantes e profissionais interessados em temas relacionados à atuação judicial ambiental na Amazônia também são convidados a acompanhar os debates, que são de interesse para toda a sociedade.
Inscreva-se na a 1ª Cúpula Judicial Ambiental da Amazônia – Juízes e Florestas
Serviço:
1ª Cúpula Judicial Ambiental da Amazônia – Juízes e Florestas (CNJ)
Data: 4 e 5 de agosto
Horário: das 9h às 19h
Local: Auditório Maria Lúcia Gomes Marcos dos Santos (TJPA)
Com informações do Conselho Nacional de Justiça.