Cristo Redentor com relógio do clima no dia da emergência climática
O cronômetro indica o tempo que ainda temos para prevenir o agravamento máximo da crise ambiental histórica.
O Relógio do Clima, um marcador de tempo que indica o prazo restante para evitar o pior da crise ambiental já registrada, está chegando ao Brasil. Neste sábado, 22 de julho, Dia da Emergência Climática, o Cristo Redentor será o cenário para a projeção deste alerta global, entre as 17h30 e as 21h00.
Esta iniciativa coloca o Brasil no cenário dos eventos globais que acontecem nos cinco continentes nesta data, com a finalidade de chamar a atenção para o pouco tempo que nos resta para assegurar a estabilidade climática para a população. O Relógio do Clima é um lembrete incisivo de que o tempo está se esgotando para manter o aumento médio da temperatura global em níveis seguros para a humanidade.
O Relógio do Clima, uma inovação desenvolvida por um coletivo de cientistas e ativistas, incluindo a contribuição artística de Gan Golan e Andrew Boyd, será projetado em grandes cidades ao redor do mundo, como Washington, nos Estados Unidos. No Brasil, ele fornecerá, pela primeira vez, uma contagem regressiva de menos de seis anos até o possível colapso global. Essa avaliação alarmante é baseada em dados do Instituto de Pesquisa Mercator sobre Bens Globais Comuns e Mudança Climática, localizado em Berlim, Alemanha. Através da arte, o grupo busca conscientizar a população mundial sobre a iminência da crise climática.