Onda de calor no Hemisfério Norte pode elevar temperaturas acima de 40º C
A Organização Meteorológica Mundial alerta para o aumento de temperaturas noturnas, com possíveis impactos na saúde humana e no meio ambiente.
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) alertou que a onda de calor atual no Hemisfério Norte pode elevar as temperaturas acima de 40º C em áreas como América do Norte, Ásia, Norte da África e Mediterrâneo. O assessor sênior de calor extremo da OMM, John Nairn, destacou que a situação deve persistir por vários dias nesta semana. Em algumas áreas, as temperaturas à meia-noite podem chegar a 30º C, o que é motivo de grande preocupação.
Em 2022, mais de 60 mil pessoas morreram na Europa devido a ondas de calor. As altas temperaturas noturnas são particularmente perigosas para a saúde humana, pois o corpo não consegue se recuperar do calor contínuo. Isso pode levar a um aumento de casos de ataques cardíacos e até morte.
As temperaturas estão disparando no sul dos Estados Unidos, no Mediterrâneo, no norte da África, no Oriente Médio e em alguns países da Ásia, incluindo a China. Nessas áreas, os serviços meteorológicos e hidrológicos relatam uma série de registros diários de temperatura que tendem a quebrar recordes nacionais.
O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, enfatizou que, além do grande impacto na saúde humana, o clima extremo, que está se tornando cada vez mais frequente, afeta ecossistemas, economias, agricultura, energia e abastecimento de água. Taalas destacou a urgência crescente de reduzir as emissões de gases de efeito estufa “o mais rápido e profundamente possível”.
Com informações da ONU News.