Tribunais de Contas paraenses promovem diálogo pela educação com governos e terceiro setor
Em um esforço conjunto para melhorar a qualidade da educação no estado do Pará, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) e o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) estão organizando o 1º Fórum “A Construção de uma Agenda Comum pela Educação no Pará”. O evento, que ocorrerá nos dias 3 e 4 de agosto, no hotel Grand Mercure, em Belém, é um marco na cooperação interinstitucional para a melhoria da educação.
O Fórum reunirá representantes do Ministério da Educação, do FNDE, conselheiros dos Tribunais de Contas, do Unicef e outros, em uma série de palestras e painéis que debaterão o cenário dos municípios sobre a educação, os desafios atuais com base em dados coletados por diversas instituições e experiências locais e nacionais exitosas na melhoria da qualidade da educação.
As Cortes de Contas paraenses estão iniciando essa construção comum e coletiva pela educação, com o intuito de que os estudantes e profissionais do ensino infantil, fundamental e médio terem condições reais de, por exemplo, reduzir a distorção aluno-série, com uma alfabetização na idade certa e chegar no Ensino Médio com um ensino condizente viabilizando um futuro melhor”.
Rosa Egídia Crispino Calheiros Lopes, cobselheira presidente do TCE-PA.
A programação do evento prevê discussões sobre os desafios da educação brasileira e a cooperação federativa, o papel dos Tribunais de Contas para melhorar essa área, a inclusão escolar, recuperação da aprendizagem, o impacto do ICMS Educação e o fortalecimento da gestão escolar, dentre outros assuntos.
Através de um diálogo interinstitucional que vai além dos órgãos públicos, podemos construir uma agenda comum que vai, ao longo dos anos, transformar positivamente o cenário da educação paraense”.
Conselheiro Antonio José Guimarães, presidente do TCM-PA.
Este evento é uma demonstração do compromisso dos Tribunais de Contas com a melhoria da educação. Eles não apenas garantem a correta aplicação dos recursos, mas também promovem a cooperação entre diferentes setores para enfrentar os desafios da educação. Eles também são importantes na identificação de problemas, na busca coletiva por soluções, na otimização de frentes de trabalho e seus recursos investidos, garantindo que toda a comunidade escolar usufrua de políticas públicas educacionais efetivas.
Com informações do Tribunal de Contas do Estado do Pará.