Amapá, líder nacional em preservação ambiental
omo o estado está salvaguardando a biodiversidade da Amazônia.
O Amapá, um estado localizado no extremo norte do Brasil, possui o maior percentual de áreas protegidas do país, o estado é um exemplo notável de preservação e uso sustentável do bioma amazônico.
Atualmente, o Amapá mantém 21 Unidades de Conservação em seu território, abrangendo uma impressionante extensão de 9,3 milhões de hectares dos 14,3 milhões que compõem o estado. Isso representa aproximadamente 73% do território amapaense, um feito sem precedentes em termos de conservação ambiental.
Essas áreas protegidas incluem unidades de conservação, terras indígenas e territórios quilombolas, todos desempenhando um papel crucial na preservação da rica biodiversidade da região. Além disso, o Governo do Estado tem como meta fortalecer a gestão dessas unidades de conservação, com foco na utilização sustentável dos recursos naturais disponíveis.
As Unidades de Conservação são espaços protegidos por lei que desempenham um papel fundamental na preservação dos recursos naturais. Elas promovem a pesquisa científica, a recreação, o lazer e a educação ambiental, além de garantir o uso sustentável por meio de concessões para o manejo florestal, extrativismo, serviços ambientais e garantias de direitos das comunidades tradicionais.
O Amapá está empenhado em conciliar o desenvolvimento econômico sustentável à preservação ambiental, mantendo as riquezas naturais da Amazônia. Este equilíbrio delicado é um desafio, mas também uma necessidade, pois a Amazônia precisa ser entendida e inserida no debate mundial como uma perspectiva de desenvolvimento promissora.
Com informações de Amapá Governo.