Dinamarca pode anunciar apoio ao Fundo Amazônia
O Fundo Amazônia pode receber um impulso significativo com o esperado investimento da Dinamarca.
Em meio a uma série de encontros bilaterais durante a III Cúpula entre a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a União Europeia (UE), o presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva pode ter uma excelente notícia para a Amazônia. A expectativa é que a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, anuncie investimentos significativos do seu país para o Fundo Amazônia.
O Fundo Amazônia, criado para financiar ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, e para a conservação e uso sustentável das florestas na Amazônia Legal, pode receber um impulso significativo com o esperado investimento da Dinamarca. Este movimento é visto como um forte sinal de compromisso internacional com a preservação da maior floresta tropical do mundo.
Os governos europeus têm demonstrado interesse em participar do fundo, pois o impacto positivo com o público interno de estar contribuindo para o fim do desmatamento geralmente compensa o investimento financeiro. A população europeia é muito atenta a temas de meio ambiente e desmatamento, e a imagem do Brasil nesses países é associada à de um líder que assumiu o comando para reverter a política de descaso ambiental do governo anterior.
O possível investimento da Dinamarca no Fundo Amazônia é um passo importante na direção certa e pode incentivar outros países a seguir o mesmo caminho. O Brasil, por sua vez, tem a oportunidade de fortalecer sua imagem internacional como um país comprometido com a preservação ambiental.
Com informações de O Globo.