Pará

Cartunista do DOL é selecionado em salão internacional

Emerson Coe foi selecionado pelo segundo ano consecutivo nas categorias saúde e e-commerce entre 2.127 mil inscrições de 47 países.

Oparaense Emerson Coe, cartunista e editor multimídia do DOL, é desenhista especializado em cartum, arte em forma de humor gráfico caracterizado por retratar vários aspectos que envolvem o dia a dia da sociedade. Por conta do trabalho criativo realizado ao longo de sua carreira, o artista todo ano coleciona diversos prêmios em seu currículo profissional.

E 2023 não está sendo diferente. Participando do concurso do 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba (SP), Emerson foi selecionado pelo segundo ano consecutivo entre 2.127 mil inscrições de 457 de grandes cartunistas de 47 países na categoria Charge e Tira.

“O Salão de Humor de Piracicaba é um dos eventos mais aguardados do ano para todos nós cartunistas aqui no Brasil e no Mundo. É estar reconhecido entre os melhores, serve para destacar a nossa arte para o mundo. Grandes cartunistas foram revelados ao receberem o primeiro lugar em Piracicaba, como foi o mestre Biratan Porto,” diz Coe.

Confiança para conquistar o prêmio esse ano não falta para Emerson. “Participar desta edição histórica na comemoração dos 50 anos desta premiação me empolga demais, agora é torcer para o resultado que será revelado no mês de agosto”. Destaca o cartunista

Entre os países representados na seleção da mostra, além do Brasil, estão Albânia, Argentina, Austrália, Áustria, Azerbaidjão, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Chile, Colômbia, Cuba, República Checa, Dinamarca, Egito, Estônia, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Irã, Macedônia, Peru, Portugal, Reino Unido, Romênia, Rússia, Sérvia, Suíça, Turquia, Ucrânia e mais. A abertura da exposição será no dia 26 de agosto deste ano no Armazém 14 do Parque do Engenho Central.

Sobre o evento

Organizado pela Secretaria da Ação Cultural da Prefeitura de Piracicaba, o Salão Internacional de Humor de Piracicaba é uma das mais antigas iniciativas do segmento no mundo, há quase 50 anos, segue cumprindo seu papel no universo das artes gráficas, nutrindo um espaço de reflexão, discussão e inovação sobre a arte e o humor.

O Salão surgiu em 1974, em meio à ditadura militar, como uma iniciativa corajosa (alguns diriam “afrontosa”) de um grupo de artistas, jornalistas e intelectuais piracicabanos que se reuniam em um bar chamado Café do Bule.

No primeiro esboço, a ideia era inserir uma mostra de humor gráfico dentro do Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba. Para isso, esses piracicabanos partiram, no verão de 1972, em direção ao jornal “O Pasquim”, no Rio de Janeiro, para angariar apoiadores e compor o acervo da exposição.

Conteúdo do nosso parceiro www.dol.com.br

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »