Descoberta Inédita: Nova Espécie Vegetal na Amazônia Paraense

A nova espécie de planta, uma Epífita, marca o primeiro registro do vegetal em território paraense.

Em uma descoberta, pesquisadores do Projeto “Flora do Utinga” identificaram uma nova espécie de planta na Área de Proteção Ambiental (APA) da Região Metropolitana de Belém. Esta descoberta, uma Epífita da família Araceae (Anthurium scadens), é o primeiro registro de sua espécie em território paraense, destacando a rica biodiversidade da região.

A planta foi encontrada entre as raízes de um apuí, na área de pastagem da APA Belém. Esta descoberta reforça a importância da APA Belém na preservação da flora da Região Metropolitana e a necessidade de proteger e conservar a biodiversidade local.

A APA Belém é uma das 27 Unidades de Conservação (UCs) administradas pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio). Sua localização estratégica serve como uma barreira natural para prevenir impactos ambientais ao Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”.

Desde 2018, o Projeto “Flora do Utinga” tem catalogado espécies de plantas e fungos na região, reforçando a importância biológica das UCs. Até o momento, 832 espécies foram catalogadas, demonstrando a rica diversidade da flora local.

Esta descoberta é um lembrete da importância da conservação ambiental e da necessidade de proteger a biodiversidade da Amazônia. A nova espécie de planta é apenas uma das inúmeras espécies que ainda podem ser encontradas na região, destacando a necessidade de mais pesquisas e esforços de conservação.

Com informações da Agência Pará.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »