Turk Vê COP 28 como Ponto de Virada Necessário ao Mundo
O alto comissário da ONU para Direitos Humanos, Volker Turk, alertou que o direito à alimentação está sendo “amplamente ameaçado pela mudança climática”. Em uma sessão recente do Conselho de Direitos Humanos, Turk destacou que eventos climáticos extremos, sejam eles repentinos ou graduais, estão “destruindo plantações, rebanhos, pescas e ecossistemas inteiros.”
Turk lembrou que mais de 828 milhões de pessoas passaram fome em 2021. E, agora, a crise climática pode colocar 80 milhões de pessoas a mais em risco de fome até a metade deste século. Os impactos são mais sentidos por pequenos agricultores e pessoas na África Subsaariana, na Ásia e na América Latina. Com a aceleração do aquecimento, esses impactos irão se espalhar e “nenhum país será poupado.”
O alto comissário fez um apelo para que as crianças não recebam “um futuro de fome e sofrimento”. Segundo ele, a geração atual dispõe das “ferramentas tecnológicas mais poderosas da história” para impedir o aquecimento do planeta em níveis que podem tornar a comida, a água e a vida humana “irreconhecíveis”.
Turk pediu que a próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, COP 28, seja o “ponto de virada que o mundo tanto precisa.” Ele também destacou o papel dos tribunais que atuam em litígios climáticos em fazer com que empresas e governos respondam por seus atos.
Em mensagem para outro evento, o secretário-geral da ONU, António Guterres, lembrou que a ciência afirma ainda ser possível limitar o aumento da temperatura global a 1,5C°. Guterres pediu que o encontro, em Londres, no Reino Unido, tenha como resultado a aprovação da Estratégia de Gases Poluentes, estabelecendo o compromisso do setor em zerar as emissões no máximo até 2050.
O líder da ONU acredita que o encontro do Comitê é uma chance não apenas de criar um futuro mais próspero para a indústria marítima, mas também “um futuro mais seguro para a humanidade.”
Fonte: ONU NEWS