Preparação para a COP30 em Belém: Autoridades Discutem a Importância do Evento
A primeira reunião técnica preparatória para a Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP30) aconteceu nesta segunda-feira (26), com a presença do governador Helder Barbalho, da vice-governadora Hanna Ghassan, além de gestores, presidentes de autarquias e secretários de Estado. O evento global, que será realizado em novembro de 2025 em Belém, é uma oportunidade significativa para o Pará e para o Brasil.
“Hoje é dia de imersão sobre a COP. Conseguimos reunir palestrantes que são parceiros do Governo do Estado nas iniciativas que fizeram com que o Pará viabilizasse a candidatura e, agora, ser sede deste evento global que vai gerar oportunidades aos paraenses”, explicou o governador Helder Barbalho.
O governador Helder também destacou a magnitude do evento, comparando-o a uma Copa do Mundo ou aos Jogos Olímpicos. Ele reafirmou que a COP irá gerar oportunidades e um legado para os paraenses. “Essa agenda é para cada um que ama esse Estado e tem a oportunidade de deixar um legado. Cada um vai ter que fazer a sua parte. Essa é uma agenda transversal”, convocou o governador.
A vice-governadora Hanna Ghassan, coordenadora das ações da COP, ressaltou a importância do compartilhamento de informações e do engajamento de todos para o sucesso do evento. “Esse evento só vai dar certo se estivermos engajados e com uma força conjunta. Essa força envolve os governos federal e estadual, prefeitura, iniciativa privada e sociedade”, afirmou Hanna Ghassan.
Liliam Chagas, ministra do Departamento de Clima do Ministério de Relações Exteriores (MRE), explicou que a COP é uma reunião intergovernamental entre países e que cresce em tamanho e participação a cada edição. “Possivelmente a de 2025 seja a maior da história”.
Ana Toni, secretária de Clima do Ministério do Meio Ambiente (MMA), destacou a importância de Belém estar recebendo um evento de tal magnitude. “Belém estar recebendo um evento desta magnitude e importância é algo especial. Quero agradecer aos paraenses que estão dispostos em receber um evento deste porte. Não é simplesmente uma COP, ele vem 33 anos após a Rio 92 e 10 anos após o acordo de Paris”.
A COP reúne anualmente lideranças mundiais para debater soluções para conter o aquecimento global e criar alternativas sustentáveis para a vida na Terra. A conferência deste ano será nos Emirados Árabes, e a de 2024 ainda não tem sede definida.