Governo do Pará Apresenta Inovador ‘Selo Verde’ à União Europeia
O Governo do Pará apresentou o pioneiro “Selo Verde” a representantes do Parlamento Europeu em Belém, marcando um passo significativo para a sustentabilidade na produção pecuária. O “Selo Verde” é uma ferramenta que garante a rastreabilidade da carne bovina, proporcionando maior competitividade para os produtores que cumprem as leis ambientais.
“Nós estamos comprometidos com os combates das ilegalidades ambientais”, afirmou o governador do Pará, Helder Barbalho. “E queremos construir soluções que perpassem pela transição do modelo econômico, pela transição da qualidade do uso do solo.”
O “Selo Verde” é uma resposta à crescente preocupação de investidores e compradores de commodities que poderiam estar associadas ao desmatamento. A plataforma visa reduzir o desmatamento e as mudanças climáticas na Amazônia.
“A nossa plataforma ‘Selo Verde’ está em linha com o que a União Europeia vai exigir do Brasil como um todo”, destacou o secretário de Meio Ambiente do Pará, Mauro O’ de Almeida. “Com o documento, é possível debater que a carne paraense possui qualidade e confiabilidade.”
O Pará é o estado pioneiro na implementação do sistema público com essas informações, ainda em 2021. A criação da plataforma “Selo Verde” é resultado de uma cooperação firmada entre o Governo do Pará e o Centro de Inteligência Territorial (CIT), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Com informações da Agência Pará.