Pará

Pará recebe encontro de segurança pública e discute cidadania e meio ambiente

Belém, a capital do Pará, tornou-se o centro de discussões sobre segurança pública, políticas sociais e meio ambiente durante o 17° Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, ocorrido na noite desta terça-feira (20). Com mais de 400 participantes, incluindo governadores, gestores municipais e federais, agentes de segurança, pesquisadores e estudantes, o encontro enfatizou a interseção da segurança pública com questões de cidadania e os desafios únicos enfrentados na Amazônia.

Este evento, organizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e a Universidade do Pará (UFPA), foi o maior de sua história, atraindo mais de 1.100 inscritos. Ao longo dos três dias de encontro, serão realizadas mais de 40 mesas de debates, concentrando-se em questões que vão desde crimes ambientais até políticas de prevenção da violência.

Helder Barbalho, governador do estado, destacou a importância da reunião em solo amazônico. “Sendo o primeiro encontro na Amazônia, temos a oportunidade de reunir a sociedade civil, a academia e mais pessoas que dialogam e constroem soluções e estratégias para as ações de segurança”, disse. Para ele, o Fórum tem um papel fundamental na elaboração de estratégias de segurança para a Amazônia e para o estado do Pará.

Um ponto alto do evento foi a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre Segup e a Uber, com o objetivo de integrar o sistema para agilizar respostas em situações de emergência com os motoristas da plataforma. A nova funcionalidade permitirá que usuários ou motoristas da Uber, em uma situação de emergência, acionem o serviço de emergência, enviando automaticamente a localização e detalhes da viagem para o atendente.

Os debates continuam até a próxima quinta-feira (22), com foco na atividade policial, Política dos Territórios Pela Paz, violência de gênero e raça, implantação do SUSP (Sistema Único de Segurança Pública), uso de novas tecnologias, sobreposição de crimes ambientais, prevenção da violência, política armamentista, gestão penitenciária, entre outros temas.

Para mais informações sobre a programação do evento, visite: https://encontro.forumseguranca.org.br/programacao/.

Com informações da Agência Pará

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »