ONU enfrenta desafios para auxiliar Ucrânia após rompimento de barragem
Uma equipe da Organização das Nações Unidas (ONU) conduziu uma operação na sexta-feira para prestar assistência a comunidades ucranianas isoladas após o rompimento de uma barragem. Barcos foram utilizados para chegar até os afetados pela inundação causada pela destruição da hidrelétrica de Kakhovka.
Saviano Abreu, porta-voz do Escritório de Assistência Humanitária (Ocha), relatou à ONU News sobre a chegada ao vilarejo na região de Kherson. “Nós, como Nações Unidas, fomos com nossos barcos para uma comunidade isolada, uma área rural de Kherson. Nós fomos a essa comunidade para entregar os mantimentos, principalmente água e comida, que é o que a população realmente precisa”, afirmou Abreu.
Juntamente com o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) e o Programa Mundial de Alimentos (PMA), a ONU conseguiu atender 500 famílias afetadas pelo rompimento da barragem e pelos bombardeios na região. Saviano Abreu comentou sobre a resiliência da população ucraniana, que, apesar do cansaço de mais de um ano de guerra, continua ajudando uns aos outros.
O acesso à água é uma preocupação urgente, com o reservatório de Kakhovka, uma das maiores fontes de água potável da Europa, sofrendo uma redução de 70% após o rompimento da barragem. Este reservatório, anteriormente com uma largura de 3 km, agora reduziu para 1 km e o nível da água está 7 metros abaixo do limite necessário.
O chefe do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Achim Steiner, chegou à Ucrânia para avaliar o impacto contínuo da guerra e os esforços iniciais de recuperação. Durante sua estadia, Steiner discutirá com funcionários do governo sobre o apoio do Pnud para fortalecer os esforços de socorro e os planos de recuperação e desenvolvimento de longo prazo da Ucrânia.
Para mais informações sobre a situação na Ucrânia, visite o site da ONU.
Fonte: ONU NEWS.