Pará se Prepara para Grandes Eventos Ambientais em Agosto
O estado do Pará está se preparando para assumir um papel de liderança na agenda ambiental, com a realização de dois grandes eventos em agosto. O ‘Diálogos Amazônicos’ e a ‘Cúpula da Amazônia’ serão realizados no Hangar, Centro de Convenções da Amazônia, em Belém.
“Estamos construindo da melhor forma, com muita transversalidade, a execução do Diálogos da Amazônia e também da Cúpula da Amazônia”, disse Camilla Miranda, representante da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). “Queremos proporcionar o melhor espaço para o debate e construção de iniciativas que venham melhorar a preservação da floresta, fortalecer a economia que produz e gera renda ao tempo em que protege a natureza e, principalmente, a vida de todos nós que moramos na Amazônia.”
Os eventos visam promover discussões e compromissos para a preservação da Amazônia, envolvendo os países onde a floresta está presente: Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Suriname, Guiana, Guiana Francesa, Equador e Brasil.
Durante os ‘Diálogos Amazônicos’, haverá seminários, debates, exposições e manifestações culturais, reunindo representantes de entidades, movimentos sociais, academia, centros de pesquisa e agências governamentais. Haverá cinco sessões plenárias, cujos temas serão divulgados em breve, e os relatórios gerados serão apresentados aos líderes dos países amazônicos durante a Cúpula.
Gustavo Westmann, assessor internacional da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), destacou o trabalho realizado até agora. “Tais consultas permitiram a elaboração de uma proposta participativa para os Diálogos Amazônicos, levando em consideração o interesse de criar pontes concretas entre as discussões apresentadas pela sociedade civil e os representantes de governo, bem como de assegurar a continuidade dos diálogos para além dos dias da Cúpula.”
Esses eventos ocorrem após o anúncio da realização da 30ª Conferência das Partes da Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas em Belém (COP 30), em 2025, reforçando o papel do Pará como protagonista na pauta ambiental.
Com informações da Agência Belém.