Belém

CMB Aprova Projeto de Prevenção ao Suicídio nas Escolas Públicas

A Câmara Municipal de Belém aprovou por unanimidade uma lei que institui o “Projeto Semana da Prevenção ao Suicídio nas Escolas Públicas do Ensino Médio”. A iniciativa, que ocorrerá anualmente no mês de setembro, visa informar, esclarecer e conscientizar os alunos sobre a temática do suicídio.

“Essa lei é um passo importante para enfrentar um problema que afeta a qualidade de vida das pessoas e das famílias, e é tanto um problema de saúde quanto um problema de ordem social”, disse o vereador Pablo Farah, que propôs a lei. “No Ensino Médio, a preparação para o ENEM causa muita ansiedade, pressão e autocobrança nos adolescentes. Quando a saúde mental de um aluno está fragilizada, as consequências podem ser severas.”

A campanha contará com diversas iniciativas, incluindo a distribuição de cartazes e folhetos informativos, a realização de palestras e eventos com especialistas, e a promoção da conscientização sobre a prevenção do suicídio. Além disso, a campanha buscará quebrar mitos e tabus em relação ao suicídio, reforçar a orientação sobre como identificar atitudes suicidas, e ensinar os alunos sobre como expressar sentimentos e emoções e pedir ajuda em momentos de crise.

A execução das atividades ocorrerá principalmente nas escolas públicas do ensino médio. “A prevenção do suicídio e a compreensão da experiência de quem perde alguém que tirou sua própria vida é um tema muito importante e que requer cada vez mais destaque”, disse Farah.

Agora, o projeto segue para sanção do Prefeito Edmilson Rodrigues. Se aprovado, a lei entrará em vigor na data de sua publicação.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »