Pará e Cuba discutem autodeterminação e soberania dos povos
A Assembleia Legislativa do Estado do Pará sediou uma reunião na segunda-feira, 12 de junho, para debater a “Luta pela Autodeterminação, como uma questão de soberania dos Povos”. O evento, promovido pela Comissão de Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e dos Direitos das Pessoas com Deficiência, da Mulher, da Juventude, das Pessoas Idosas e de Minorias, contou com a presença de representantes do governo do Estado do Pará, universidades, movimentos sociais e sociedade civil organizada.
O encontro, denominado “Colóquio Brasil & Cuba”, contou com a presença de uma delegação de representantes do governo cubano. O deputado Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão e autor do requerimento que criou a Frente Parlamentar em Defesa da Auto Determinação dos Povos no Pará, organizou o evento.
Durante o colóquio, Fernando González Llort, um dos “Cinco Heróis Cubanos” e representante da Assembleia Nacional do Poder Popular Cubano, discutiu a situação política em Cuba e a importância da luta pela autodeterminação dos povos. Ele destacou que Cuba está em processo de transformação e crescimento, mantendo firme a determinação de construir uma sociedade socialista.
O evento também abordou a produção de saúde em Cuba, a situação da educação na ilha e o impacto do bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos. O prefeito Carlos Bordalo ressaltou a necessidade de solidariedade internacional e defendeu a manutenção do intercâmbio entre o Estado Cubano e o Estado do Pará.
Com informações da Alepa.