Belém

Belém e União Europeia unem forças no mapeamento de gases de efeito estufa

A Prefeitura de Belém, em parceria com a União Europeia, representada pelo Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM) e pela rede Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI América do Sul), está lançando um projeto para mapear as emissões de gases de efeito estufa na capital paraense. A Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep) será responsável pela execução do projeto, que terá duração de seis meses.

A cerimônia de lançamento do projeto ocorreu na segunda-feira, 12, na sede do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). O projeto contará com a participação de entidades municipais, sociedade civil, instituições de ensino e pesquisa, organizações não-governamentais e a imprensa.

Hélinah Cardoso, líder da equipe do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia, destacou a importância do projeto: “Esse inventário é um passo inicial chave: Belém ganha conhecimento e uma visão de quais passos deve dar em busca do combate às mudanças climáticas e seus efeitos na própria cidade”.

A cerimônia para firmar a parceria com a União Europeia ocorreu nesta segunda-feira, 12, na sede do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). Imagem Agência Belám

O inventário permitirá à Prefeitura de Belém identificar os setores da cidade que mais emitem gases de efeito estufa e que têm maior impacto nas mudanças climáticas. Com essas informações, será possível traçar ações prioritárias para o governo municipal atuar no combate ao aquecimento global.

“Essa parceria entre a Prefeitura de Belém e o ICLEI renderá bons frutos, um levamentamento rigoroso de toda a situação climática em Belém, dos impactos da urbanização e a população de mais de 1,5 milhão de habitantes. De modo que todos esses impactos serão medidos e também todas as possibilidades de remediar essas situações que produzem crises climáticas.”

Afirmou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

Participaram da cerimônia repsentantes da Semma, Seurb, Cecont, Instituto de Terras do Pará, Sedap, Semas, IdeFlor, AdePara, OAB, Amazon, UEPA, UFPA, Unama e outras instituições.

Com informações da Prefeitura de Belém.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »