Jader Questiona Negativa Para Pesquisa de Petróleo
Senador Jader Barbalho busca esclarecimentos sobre a negativa do Ibama ao pedido da Petrobras para pesquisa de petróleo na margem equatorial.
O senador Jader Barbalho enviou um requerimento de informações à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em 7 de junho de 2023. O objetivo é esclarecer a negativa dada ao pedido da Petrobras para a realização de pesquisa sobre a existência de petróleo de qualidade na margem equatorial. O senador busca entender os motivos técnicos levantados pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) que impedem a empresa petrolífera brasileira de realizar estudos com a perfuração de um único poço exploratório em águas profundas no bloco FZA-M-59, na Margem Equatorial, por um período de cinco meses.
“Negar o licenciamento ambiental para esse tipo de pesquisa é negar a possível expansão das fronteiras exploratórias de petróleo, que podem trazer mais oportunidades para o Brasil e colocá-lo em posição de destaque no cenário internacional”, questiona o senador no Requerimento de Informações.
A Petrobras tem interesse em estudar o potencial da exploração de petróleo nesse local e estima que seja possível retirar 14 bilhões de barris do combustível fóssil dali. No entanto, antes de iniciar qualquer empreendimento do tipo, é necessário obter um licenciamento ambiental exigido por lei. O Ibama, responsável por emitir esse documento quando o projeto envolve o mar territorial do país, desaconselhou a liberação da pesquisa exploratória no local e apontou “inconsistências técnicas” no pedido feito pela empresa petrolífera nacional.
Jader Barbalho também encaminhou ao presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, um ofício solicitando a cópia de todos os documentos referentes ao pedido para realizar pesquisa exploratória na região. “Infelizmente, mais uma vez, o Ibama demonstra que é contra o desenvolvimento do Brasil e principalmente da região Norte, pois a pesquisa para encontrar petróleo na costa do Amapá poderia trazer mais riqueza e geração de emprego para milhares de famílias”, conclui o senador Jader.
Com informações do site Jader Barbalho.