Assembleia de Deus Lança Missão Humanitária em Melgaço
A Assembleia de Deus lançou uma importante missão humanitária com o objetivo de combater a pobreza em Melgaço, no Marajó, município que detém o mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A iniciativa, realizada de 8 a 11 de junho, contou com uma caravana de cerca de 1.300 voluntários.
Os voluntários incluíram uma gama de profissionais como médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas, psicólogos, professores, assistentes sociais, advogados, costureiras, pedreiros e cabeleireiros, todos comprometidos em servir à comunidade local e contribuir para a redução da pobreza.
Com uma área de mais de 6.700 metros quadrados e uma população de 28 mil pessoas, Melgaço enfrenta problemas graves, agravados pela pandemia de Covid-19, que afetam diversas áreas como saúde, educação, saneamento, alimentação, questões sociais e culturais, além da escassez de itens básicos. Segundo o IBGE, 15% dos residentes com mais de 15 anos são analfabetos, e muitos são considerados analfabetos funcionais, situação que impacta diretamente a produção econômica do município.
A missão humanitária envolveu a distribuição de 2.500 cestas de alimentos, kits de enxoval, itens de higiene pessoal, roupas e brinquedos, além de oferecer uma variedade de atendimentos médicos e jurídicos. Casas totalmente mobiliadas foram entregues aos mais necessitados e foram realizadas palestras sobre prevenção de abuso e exploração sexual.
Para garantir a continuidade do trabalho iniciado em junho de 2022, a igreja estabeleceu uma base humanitária permanente em Melgaço, onde serão oferecidos cursos de qualificação e serviços em várias áreas. “Ficaremos lá até que Melgaço deixe de ser o pior IDH do Brasil”, afirmou o presidente da Igreja Assembleia de Deus em Belém, Pastor Samuel Câmara.
Esta ação humanitária faz parte das celebrações do 112º aniversário da Igreja Assembleia de Deus, fundada em 18 de junho de 1911, em Belém, pelos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg. Inclusive, Soure, um município que apoia Melgaço, foi um dos primeiros locais no Pará a receber a mensagem pentecostal de Daniel Berg no mesmo ano de fundação da igreja.
Com informações da Assessoria de Comunicação.