Brasil

Petrobras retira sonda da Bacia Foz do Amazonas

Estatal aguarda autorização do Ibama para perfurar na Margem Equatorial.

A Petrobras iniciou a retirada do navio sonda NS 42, que estava na Bacia Foz do Amazonas, na Margem Equatorial brasileira, a cerca de 175 km da costa do Amapá. A sonda fazia parte da operação que iria perfurar um poço exploratório na região, mas que foi adiada devido à recusa do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em conceder a licença ambiental necessária para a atividade.

A presença da sonda e das estruturas de apoio na região custam R$ 3,4 milhões por dia à estatal. A companhia ainda pretende perfurar na Margem Equatorial e já protocolou um novo pedido de autorização ao órgão ambiental, mas como ainda não foi definida uma data para análise do pedido, os equipamentos serão transferidos e utilizados em ações pontuais na bacia de Campos, na região Sudeste.

A Margem Equatorial é vista como a nova fronteira para expansão das reservas petrolíferas da companhia e possui investimento previsto de US$ 3 bilhões para os próximos 5 anos. Contudo, os planos para a perfuração exploratória foram frustrados, ao menos temporariamente, pela negativa da licença ambiental.

Com informações do Poder360.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »