Brasil

Desenrola: programa beneficiará famílias com dívidas de até R$ 5 mil

Iniciativa do governo visa aliviar situação de pessoas endividadas, com previsão de beneficiar cerca de 30 milhões.

O Programa Desenrola, em elaboração desde o início do ano, tem como objetivo aliviar a situação de pessoas endividadas. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a medida provisória (MP) do programa será publicada ainda esta semana, permitindo a entrada em vigor do programa em julho.

O Desenrola será limitado a famílias que ganhem até dois salários mínimos e estejam devendo até R$ 5 mil. A expectativa é que cerca de 30 milhões de pessoas sejam beneficiadas pelo programa. Apesar de o programa estar atrelado à vontade das empresas credoras, o ministro se disse otimista em relação ao Desenrola.

Em troca de participar da negociação, a empresa credora terá garantia do Tesouro caso o devedor não consiga honrar os compromissos. Para Haddad, o fato de o Tesouro cobrir eventuais calotes incentivará os credores a oferecerem o máximo de desconto possível aos devedores.

Segundo Haddad, bancos oficiais, como o Banco do Brasil, participarão do programa. Ele disse que a instituição financeira considerou positiva a modelagem do Desenrola e estimou que o programa terá sucesso. O ministro afirmou que bancos privados também estão interessados em aderir ao Desenrola.

Com informações da Agência Brasil.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »