Ananindeua lidera ranking nacional do Previne Brasil
Cidade paraense se destaca em programa de prevenção do Ministério da Saúde.
Ananindeua, no Pará, alcançou o primeiro lugar no ranking nacional do programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde. A cidade obteve a maior nota (ISF 9,35) entre os municípios brasileiros com mais de 500 mil habitantes, superando grandes cidades das regiões Sul e Sudeste.
O programa Previne Brasil avalia sete indicadores relacionados à saúde da mulher, saúde da criança, pré-natal e doenças crônicas. A pontuação alta de Ananindeua é resultado de um conjunto de ações estratégicas implementadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau).
Entre as iniciativas bem-sucedidas, destacam-se a cobertura de 80% de gestantes com exames para sífilis e HIV realizados, 80% de gestantes com atendimento odontológico realizado e 97% de cobertura vacinal contra a poliomielite e Penta (DTP/Hib/Hepatite B).
Além disso, Ananindeua tem investido na melhoria da qualidade do Serviço de Atenção Primária. Desde 2021, 42 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foram totalmente reformadas e 13 estão em obras. O sistema de atendimento em saúde do município também está sendo informatizado, com a implementação do prontuário eletrônico do paciente.
O prefeito da cidade, Doutor Daniel, ressaltou que o grande diferencial foram as ações que ultrapassam as paredes das unidades de atendimento. “Passamos a atender de forma mais itinerante, levando os serviços para mais próximo do cidadão, por meio de unidades móveis”, disse.
Com o excelente desempenho no programa Previne Brasil, Ananindeua garante recursos federais para continuar com seus programas e implementar outras ações, refletindo na melhoria da Rede de Atenção à Saúde.
Com informações da Prefeitura de Ananindeua.