China prepara missão tripulada à lua antes de 2030
A China anunciou que já iniciou a fase de pouso tripulado na Lua do seu programa de exploração lunar, com a meta de alcançar este marco antes de 2030. O vice-diretor da Agência Espacial Tripulada da China, Lin Xiqiang, explicou que o Escritório de Engenharia Espacial do país iniciou os trabalhos de desenvolvimento de projetos que incluem “novos veículos de exploração, roupas de astronauta, nova geração de naves espaciais e novos foguetões”.
O trabalho visa possibilitar no futuro uma curta estadia na Lua, exploração conjunta homem-máquina e as tarefas de “pouso na lua, movimentos na superfície, coleta de minerais, pesquisa científica e retorno à Terra”. Além disso, foi anunciado o lançamento do Shenzhou-16, que vai transportar três astronautas para a estação espacial de Tiangong na terça-feira.
A China já conseguiu pousar a sonda Chang`e 4 no lado da Lua não visível a partir da Terra em 2019, tornando-se o primeiro país a fazê-lo. O país asiático anunciou também recentemente a quarta fase do seu programa de exploração lunar, que inclui a construção, na próxima década, de uma base de exploração científica no polo sul do satélite natural da Terra.
Com informações da Agência Brasil.