Ananindeua entre os piores municípios no Ranking do Saneamento 2023
O município de Ananindeua, localizado na região metropolitana de Belém, figura pelo oitavo ano consecutivo entre as 100 piores cidades para se viver no quesito saneamento básico, de acordo com o Instituto Trata Brasil. Em parceria com a GO Associados, o instituto apresentou a 15ª edição do Ranking do Saneamento, focado nos 100 maiores municípios do Brasil. O relatório analisa os indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2021, publicado pelo Ministério das Cidades.
É importante ressaltar que o saneamento básico está diretamente ligado à saúde pública. Muitos problemas da atenção básica podem ser reducidos com a implementação adequada do saneamento básico. A falta de saneamento adequado pode levar a uma série de problemas de saúde, incluindo doenças transmitidas pela água, como diarreia e hepatite A.
Luana Pretto, Presidente Executiva do Trata Brasil, ressaltou que além da necessidade dos municípios alcançarem o acesso pleno à água potável e atendimento de coleta de esgoto, o tratamento dos esgotos é o indicador que está mais distante da universalização nas cidades, mostrando-se o principal gargalo a ser superado.
Veja Tabela abaixo :
Tabela_das_100_Cidades.pdf III
Com informações: