Operação Curupira completa 100 dias e retira Pará dalista de desmatamento
A Operação Curupira, uma iniciativa do governo do Estado do Pará, completa 100 dias de atuação no combate a crimes ambientais. A operação, que é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), já apreendeu mais de 680 mil metros cúbicos de madeira e efetuou 15 prisões em áreas previamente mapeadas.
A Operação Curupira foi lançada com o objetivo de retirar o Pará do ranking dos estados que mais contribuem para o desmatamento na região amazônica. Segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado, o estado já saiu desse ranking graças ao trabalho ostensivo da operação.
A operação atua por meio de três bases fixas instaladas nos municípios de São Félix do Xingu, Uruará e Novo Progresso, no sudoeste do estado. Essas bases atuam de forma permanente, com efetivo integrado onde atuam, não só, os órgãos de segurança, mas também os órgãos de fiscalização ambiental, através da Semas.
Desde o início da Operação, foram realizadas 63 fiscalizações integradas. Além da madeira apreendida, foram apreendidas 29 armas de fogo e 220 munições. O total de áreas embargadas foi de 86.808 hectares. Foram fiscalizados ainda 30 garimpos, apreendidos 82 conjuntos de maquinários, 60 conjuntos de tratores/carregadeiras/escavadeiras, além de 5 caminhões.
Com informações da Agência Pará.