Expectativa de concurseiros cresce com oferta de 10 Mil Vagas
O governo federal anunciou a abertura de 10 mil vagas em concursos públicos para recompor o quadro funcional, que sofreu defasagem nos últimos anos. A oferta de vagas é uma boa notícia para os concurseiros, como Alessandro Gabri de Almeida, 46 anos, que passou em vários concursos até alcançar o cargo de delegado de Polícia no Rio de Janeiro.
Alessandro começou sua jornada de estudos em 2007 e foi aprovado em vários concursos, assumindo diversas funções no serviço público. Ele passou por cargos como analista do Tribunal de Justiça (RJ), inspetor da Polícia Civil, oficial de cartório, entre outros, até chegar ao cargo de delegado.
O secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Sérgio Ronaldo da Silva, destacou a necessidade de recomposição emergencial do quadro de servidores. Segundo ele, um servidor do Executivo está fazendo as tarefas de três, devido à defasagem de cerca de 131 mil servidores desde o último governo.
Para este ano, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) já autorizou 9.637 vagas. As oportunidades incluem vagas no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Com informações da Agência Brasil.