Servidores do TCE-PA participam de Oficina de Auditoria para aprimorar práticas de controle externo
Servidores da área de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) tiveram a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos na Oficina de Auditoria realizada no Auditório Ministro Elmiro Nogueira, de 16 a 18 de maio.
O ministrante da oficina foi Nelson Nei Granato Neto, auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Durante 12 horas de duração, os participantes tiveram a chance de discutir e se aprofundar nos conceitos fundamentais do controle externo, abordando temas como planejamento, execução e elaboração de relatórios de auditoria.
A capacitação destacou aspectos importantes, como as normas de auditoria utilizadas pelos Tribunais de Contas, os diferentes tipos de auditoria, incluindo financeira, de conformidade, operacional e avaliação de políticas públicas. Também foram abordados tópicos como termo de auditoria, estabelecimento de objetivos, avaliação de riscos e risco de fraude, além das particularidades de cada tipo de auditoria.
A oficina também enfatizou a importância da evidência e prova, os procedimentos de coleta de evidências, as especificidades das auditorias operacionais e de conformidade, as características dos relatórios de auditoria e o papel das recomendações.
Durante as aulas expositivas, os participantes puderam propor debates sobre a realização de auditorias, enriquecendo o aprendizado e a troca de experiências entre os servidores.
Essa iniciativa do TCE-PA busca promover a constante atualização e aprimoramento das práticas de controle externo, capacitando seus servidores para desempenharem suas funções de forma eficiente e eficaz.
Com informações do TCE-PA