Governo do Amazonas e do BID discutem agenda do Padeam 2
Representantes da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) iniciaram nesta segunda-feira (22/05) um workshop para alinhar o Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação no Amazonas 2 (Padeam 2). O encontro, que ocorre até quarta-feira (24/05), tem como objetivo principal definir em conjunto a metodologia e a agenda de trabalho das instituições.
A parceria entre a Secretaria de Educação e o BID já está consolidada e tem promovido investimentos na educação do Amazonas. Um dos projetos desenvolvidos é o financiamento dos Centros de Educação de Tempo Integral (Ceti) pelo BID. Atualmente, o estado conta com 12 centros dessa modalidade financiados pelo banco, e desde 2019, mais de R$ 260 milhões foram investidos até a conclusão das novas unidades de ensino.
A coordenadora geral do Padeam, professora Therezinha Ruiz, destaca que o encontro define políticas educacionais que serão implementadas no futuro. Segundo ela, a carta de empréstimo do Padeam 2 foi aprovada no mês de abril, e a equipe do BID, juntamente com a equipe pedagógica e de infraestrutura da Secretaria de Educação, está alinhando as ações para que, quando forem apresentadas ao BID, o trabalho em prol da educação do estado já esteja claro.
O workshop, realizado na sede do Governo do Estado, tem mobilizado representantes de diferentes setores da Secretaria de Educação. Servidores do Departamento de Administração da Infraestrutura (Deinfra), do Departamento de Política e Programas Educacionais (Deppe) e do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) também estiveram presentes, discutindo o planejamento que servirá como direcionamento para obter um resultado positivo junto ao BID no Padeam 2.
Marcelo Perez, especialista em educação e representante do BID no workshop, ressaltou a importância da parceria de longo prazo entre o banco e a Secretaria de Educação. Ele enfatizou os avanços técnicos proporcionados pela pandemia e destacou o compromisso do Amazonas em continuar trabalhando na área educacional.
Um dos principais projetos a serem financiados pelo BID no Padeam 2 é a Escola da Floresta, que foi amplamente discutida durante o workshop. Atualmente, o projeto Escola da Floresta já prevê a construção de três unidades, sendo que uma delas, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, já teve a ordem de serviço assinada e as obras iniciadas.
O especialista Marcelo Perez ficou impressionado com os projetos pioneiros da Secretaria de Educação, como a Escola da Floresta e o Cemeam, além do acompanhamento proporcionado aos estudantes. O Padeam 2 é uma continuação ambiciosa desse trabalho, trazendo possibilidades antes não exploradas.
A parceria entre a Secretaria de Educação e o BID visa fortalecer a educação no Amazonas e impulsionar o desenvolvimento do estado por meio de investimentos e programas de apoio.
Com informações do Governo do Amazonas.