Pará

Tartarugas Marinhas encontradas desovando no Atalaia

Em um fenômeno natural surpreendente, uma tartaruga marinha da espécie Lepidochelys olivacea, também conhecida como tartaruga oliva, foi encontrada desovando na Praia do Atalaia, em Salinópolis, na região Nordeste do Pará. O evento, que ocorreu na madrugada de 18 de maio de 2023, foi presenciado por pescadores locais e acompanhado pela Polícia Militar do Pará (PM) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio) tem trabalhado para preservar o processo de desova desses animais. Desde fevereiro deste ano, o instituto, com o apoio dos órgãos de segurança pública, bloqueou o acesso de veículos motorizados em 3 quilômetros da faixa de areia para proteger a reprodução de cinco espécies de tartarugas marinhas que sobem à praia para depositar seus ovos.

Além disso, o Ideflor-Bio tem realizado um trabalho de conscientização com a população local sobre os cuidados que devem ser tomados ao avistar um animal na praia. Entre as recomendações estão isolar a área, oferecer sombra, manter o animal na areia com tecidos úmidos sobre o casco, manter o ventre virado para baixo e não molhar a cabeça da tartaruga.

O Projeto de Monitoramento de Desova de Tartarugas Marinhas (PMDTM) acompanha a evolução dos quelônios e, recentemente, conseguiu instalar o primeiro transmissor via satélite em uma tartaruga marinha na região Norte do Brasil. O equipamento, alojado em uma fêmea adulta da espécie Eretmochelys imbricata (tartaruga-de-pente), permitirá o registro da trajetória da tartaruga e informações sobre o comportamento de mergulho dos animais, assim como a temperatura da água.

Este fenômeno natural, que antes parecia improvável devido ao grande fluxo de visitantes, está se tornando cada vez mais comum, trazendo esperança para a conservação marinha na região. A presença desses animais é um indicativo da saúde do ecossistema marinho e a proteção de suas áreas de desova é fundamental para a sobrevivência das espécies.

Com informações da Agência Pará.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »