Pará

Pará Avança na Bioeconomia: Plano Estadual é Destaque em Seminário Nacional

O pioneirismo do Pará na gestão ambiental e na elaboração de um plano estadual de Bioeconomia é apresentado em seminário em Brasília, preparatório para a Cúpula da Amazônia.

Em seminário realizado pelo Ministério das Relações Exteriores, o Plano de Bioeconomia do Pará foi apresentado como um marco na transição socioeconômica do estado. O evento, intitulado “Desenvolvimento Sustentável na Amazônia”, ocorreu no Palácio do Itamaraty, em Brasília, e serviu como preparação para a Cúpula da Amazônia, que será sediada em Belém em agosto deste ano.

O Plano de Bioeconomia do Pará é um projeto inovador que envolveu a participação de cinco setores: Governo, Academia, Terceiro Setor, Setor privado e Povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais, totalizando mais de 40 instituições. O plano, que possui 92 ações divididas entre três principais eixos – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; Patrimônio Cultural e Patrimônio Genético e Cadeias Produtivas e Negócios Sustentáveis – foi lançado oficialmente na COP-27, realizada em 2022, no Egito.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Mauro O’de Almeida, destacou a importância da participação social na elaboração do plano e ressaltou o orgulho em ter criado algo inovador com a escuta qualitativa de PIQCTs (Povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais). Segundo ele, as comunidades tradicionais afirmam que pela primeira vez se sentiram partícipes dentro de uma política pública no Estado do Pará.

O Plano de Bioeconomia é uma política pública do Governo do Pará, coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semas) e ancorado na Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC), sendo também um dos componentes do eixo de desenvolvimento socioeconômico de baixo carbono do Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA).

Com informações da Agência Pará.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »