Obras do maior empreendimento urbano-paisagístico em Belém avançam com parceria entre Semas e Secult
O Parque da Cidade promete ser um grande complexo cultural, esportivo e de lazer com previsão de entrega para o final de 2025.
Representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) e da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) realizaram uma visita conjunta na última quinta-feira (11) ao local onde serão iniciadas as obras do Parque da Cidade, o maior empreendimento urbano-paisagístico em Belém nos últimos 100 anos. A iniciativa é idealizada pelo Governo do Pará, por meio da Secult, e será instalada na área do Aeroporto Brigadeiro Protásio de Oliveira, que foi remanejado para o novo terminal do Aeroporto Val-de-Cans.
O encontro serviu para as instituições envolvidas no projeto analisarem de perto os principais pontos do empreendimento e qualificarem as soluções técnicas de implantação do equipamento público. “A visita foi importante para a equipe obter esclarecimentos relacionados à infraestrutura, ordenamento, planos técnicos, entre outros elementos do projeto”, afirma Rodolpho Zahluth Bastos, secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas.
Com mais de 100 hectares, o Parque da Cidade oferecerá à população uma ampla estrutura de fomento criativo, incluindo espaços gastronômicos, teatro, torre de contemplação, áreas de lazer e paisagismo. A parceria entre a Secult e a Semas é crucial para o sucesso do projeto, já que a implantação de uma obra desta magnitude requer acompanhamento constante e respeito aos critérios ambientais e urbanísticos.
Úrsula Vidal, titular da Secult, destaca a importância do trabalho conjunto entre as secretarias e afirma que a meta é entregar parte significativa do parque até o final de 2025. “Nos zoneamos esta obra e temos o objetivo de entregar a primeira zona até novembro de 2025, já com equipamentos acessíveis ao público, com uma parte do projeto de paisagismo pronto, além dos espaços de convivência e de práticas esportivas”, completa a secretária.
O Parque da Cidade promete ser um marco na história de Belém, unindo cultura, lazer, esporte e sustentabilidade em um só lugar, proporcionando melhor qualidade de vida para os moradores e impulsionando o turismo na região.
Com informações da Agência Pará.