Brasil

Belém recebe lançamento da Caravana das Periferias, programa do Ministério das Cidades

A iniciativa visa mobilizar e fortalecer as ações em prol dos territórios periféricos do país.

A cidade de Belém foi escolhida para sediar o lançamento do programa Caravana das Periferias, uma iniciativa do Ministério das Cidades, viabilizada pela Secretaria Nacional de Políticas para Territórios Periféricos (SNTP). O governador Helder Barbalho foi o anfitrião do evento, realizado na noite desta sexta-feira (12) na Usina da Paz Guamá.

O objetivo da Caravana das Periferias é mobilizar e fortalecer iniciativas voltadas para os territórios periféricos do Brasil, ouvindo suas demandas e potencialidades.

“É um equipamento que respeita as pessoas, que oportuniza com que o Estado esteja próximo oferecendo serviços que trazem cidadania. E acima de tudo demonstra que é possível que os lugares mais perifericos, nos lugares de maior dificuldade e conflito social, você botar um equipamento de excelência e com a qualidade que certamente eleva a autoestima do pertencimento para que as pessoas possam compreender que este espaço é um espaço de inclusão, um espaço para olhar para a família, desde os primeiros dias até os idosos. Que todos possam aqui ter o seu segundo lar e ter na usina da paz um encontro da cidadania, da justiça social, da qualidade de vida”.

Governador Helder Barbalho

O ministro das Cidades, Jader Filho, também presente ao evento, enfatizou a importância de ouvir os líderes comunitários e produtores de cultura das periferias para que as políticas públicas cheguem de maneira mais efetiva à população.

“Vamos poder discutir com as diversas regiões do Brasil o que as periferias pensam, suas demandas, problemas para que as políticas públicas do ministério possam chegar de maneira mais efetiva até essas pessoas. Nada melhor que ouvir líderes comunitários, produtores de cultura”.

Ministro Jader Filho

Igor Normando, secretário Estratégico de Articulação e Cidadania, destacou a relevância da escolha da Usina da Paz Guamá para o lançamento do programa. “O Ministério das Cidades compreendeu que é possível fazer mais quando se escuta esses atores”, declarou o gestor público.

A Caravana das Periferias é um passo importante na busca por políticas públicas mais inclusivas e eficientes, valorizando a cultura e o desenvolvimento das comunidades periféricas em todo o Brasil.

Com informações da Agência Pará.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »