Pará

Pará busca fortalecer relações comerciais com a China e avança na implantação da primeira Zona de Processamento de Exportações

Comitiva do Estado visita Zhuhai, na China, para aprimorar relações e trocar conhecimentos sobre Zonas Econômicas Especiais.

O Governo do Pará, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), participa de uma série de compromissos técnicos na cidade chinesa de Zhuhai, na Província de Guangdong, até o próximo sábado (13). O objetivo é fortalecer as relações comerciais entre o Pará e a China e trocar conhecimentos que podem contribuir para a implantação da primeira Zona de Processamento de Exportações (ZPE) do Pará, em Barcarena.

A cidade de Zhuhai abriga uma Zona Econômica Especial, semelhante ao projeto desenvolvido no Pará. Vitor Hugo Gomes, assessor de Estratégia e Relações Institucionais da Codec, representa o estado nas agendas institucionais, coordenadas pela empresa chinesa Zhuhai Sino-Lac Supply Chain, especializada em processamentos e armazenamentos aduaneiros transnacionais entre a China e a América Latina.

Em 2020, a Codec celebrou um acordo com a Sino-Lac para fortalecer o comércio entre o Pará e a China e apoiar a implantação de uma plataforma de logística integrada no território paraense. A visita, realizada agora, já estava prevista, mas havia sido suspensa devido à pandemia de Covid-19.

“Estamos aqui para conhecer toda a estrutura portuária e logística implementada em Zhuhai, em um modelo que deu muito certo e que tem muito a agregar aos projetos que estamos desenvolvendo no Pará”, explica Vitor Hugo Gomes.

A comitiva do Estado visitou o Porto de Gaolan, onde será feito o processamento de mercadorias vindas da América Latina, a Zona Alfandegária e a Plataforma Integrada de Serviços Econômicos e Comerciais Sino-América Latina, entre outros locais.

Na última quinta-feira (11), a Codec participou da cerimônia de assinatura de um acordo para remessa de fertilizantes orgânicos à Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), em Belém, um dos primeiros resultados positivos das agendas.

O objetivo da Sino-Lac é criar uma plataforma de cooperação econômica e comercial entre China e América Latina para fornecer negócios, comércio, logística, finanças, informações e cooperação de mercado, visando à entrada de produtos agrícolas, pecuários e pesqueiros de países latino-americanos no mercado chinês.

Escolhido para projetos pilotos de fortalecimento dessas trocas comerciais, o Pará foi convidado a conhecer in loco todas as estruturas que estão sendo construídas na China para receber as mercadorias brasileiras. Marcius Nei, representante da Sino-Lac na Amazônia Legal e no Nordeste, afirma que a presença de gestores paraenses na comitiva é fundamental para a continuidade do acordo firmado em 2020 e do diálogo sobre o Projeto da ZPE de Barcarena.

Com informações da Agência Pará.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »