Brasil

Pós-Doutorado para Pesquisadores Negros: Edital 001/2023 anuncia até 50 bolsas de estudo

A Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP), em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), anunciou o lançamento do Programa de Pós-Doutoramento voltado para pesquisadoras e pesquisadores negros brasileiras/os, com o objetivo de aumentar a diversidade racial e de gênero entre os docentes das universidades brasileiras, especialmente na Universidade de São Paulo.

Nesta edição, serão concedidas até 50 bolsas de pós-doutorado com duração de 12 meses, podendo ser prorrogadas por mais 12 meses, a critério da PRIP e conforme disponibilidade de recursos. O programa é destinado a pesquisadoras e pesquisadores brasileiros, mulheres e homens, que possuam traços fenotípicos que os caracterizem como negros, de cor preta ou parda, e que já possuam o título de Doutorado.

As propostas abrangem todas as áreas do conhecimento e visam ampliar e ressignificar temas, problemas e abordagens relacionadas a qualquer área do conhecimento. Os interessados devem apresentar o título de Doutorado com data de defesa anterior à data limite de submissão das candidaturas.

As propostas serão avaliadas por uma comissão instituída pela PRIP, e a confirmação da autodeclaração de pertença racial do candidato será realizada por uma Comissão de Heteroidentificação.

No ano passado, a PRIP recebeu inscrições de 268 projetos no Edital de Bolsas de Pós-doutorado para Seleção de Pesquisadoras Negras. A iniciativa representa um avanço importante para a promoção da igualdade racial e a inclusão de pesquisadores negros na academia brasileira.

Para mais informações sobre a concessão das bolsas, acesse a resolução, o edital e o formulário de inscrições através do link disponibilizado pela instituição.

Click aqui para mais informações.

Com informações da PRIP.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »