Brasil

Ministro Jader Filho debaterá infraestrutura hídrica e saneamento em audiência pública no senado

O ministro das Cidades, Jader Filho, foi convidado a participar de uma audiência pública conjunta das comissões de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e de Serviços de Infraestrutura (CI) na próxima terça-feira, dia 11. O objetivo do encontro é debater os “planos e necessidades infraestruturais dos sistemas de abastecimento de água e de saneamento básico e ambiental, para atendimento das necessidades básicas do cidadão e desenvolvimento urbano e rural dos municípios”.

O ministro deverá apresentar as ações do Ministério das Cidades para os próximos dois anos, fornecendo um panorama do trabalho que será realizado no setor. A discussão abordará temas como abastecimento de água, tratamento e distribuição, coleta e tratamento de esgoto, drenagem urbana e gestão de resíduos sólidos. A audiência busca identificar as principais demandas e gargalos do setor, além de traçar estratégias para a melhoria dos serviços prestados à população.

Em outra ocasião, a Comissão de Serviços de Infraestrutura também pretende ouvir Jader Filho e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, sobre os decretos que alteram o Marco do Saneamento Básico. O debate terá como foco as mudanças propostas pelo governo e como elas podem afetar a qualidade dos serviços oferecidos, bem como os investimentos necessários para garantir um acesso universalizado ao saneamento básico no país.

Essas discussões são fundamentais para garantir que os cidadãos brasileiros tenham acesso a serviços básicos de qualidade e, ao mesmo tempo, para promover o desenvolvimento urbano e rural de todos os municípios. A audiência pública é uma oportunidade para que os parlamentares e o governo federal trabalhem juntos na busca de soluções efetivas e sustentáveis para os desafios enfrentados pelo setor de saneamento básico e abastecimento de água no Brasil.

Como participar: O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Com informações da Agência Senado

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »