Governo do Pará investe R$ 3,3 milhões na construção de centro especializado em autismo
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), está construindo o Centro Especializado em Atendimento do Autismo (Cetea) em Belém, com previsão de entrega para o segundo semestre de 2023. A unidade faz parte de uma série de medidas voltadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Tea) e suas famílias.
A obra, com 70% de conclusão, representa um investimento de R$ 3,3 milhões e será localizada na travessa Presidente Pernambuco, entre as avenidas Gentil Bittencourt e Conselheiro Furtado. Atualmente, a Sespa mantém três Núcleos de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) e outros quatro estão em construção.
O Cetea oferecerá serviços multiprofissionais a crianças, adolescentes, adultos e idosos autistas, além de servir como o primeiro centro formador profissional em autismo do país para funcionários da rede de saúde do Pará, acadêmicos e familiares de pessoas com autismo.
Nayara Barbalho, coordenadora de Políticas Para o Autismo da Sespa, destaca que o Cetea será um marco na história do autismo no Brasil e que as expectativas para a oferta de formação profissional são enormes, atendendo não apenas profissionais de saúde do estado, mas também dos municípios e da iniciativa privada.
O prédio do Cetea contará com laboratórios de formação, auditório, biblioteca, salas de aula, recursos de multimídia e salas-espelho com sistema de escuta para os espaços de atendimento. Haverá também um espaço fixo de incentivo ao empreendedorismo inclusivo.
No pavimento de atendimento a pessoas com autismo, o Cetea terá capacidade para atender mais de 150 usuários, com salas de integração sensorial, terapia, laboratório de corpo e movimento, box de intervenção individual, salas de habilidades sociais e vocacionais e salas de atividades de vida diária (AVD) e atividades instrumentais da vida diária (AIVD).
A vice-governadora, Hanna Ghassan Tuma, visitou as obras e ressaltou a importância do centro, que será mais um marco para o atendimento de pessoas com autismo no Pará.
A construção do Cetea é uma das iniciativas viabilizadas pela Lei nº 9.061/2020, referente à Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Peptea), sancionada pelo governador Helder Barbalho em maio de 2020. A legislação também criou o Sistema Estadual de Proteção dos Direitos dos Autistas, responsável pelo mapeamento das demandas de pessoas com autismo no Pará.
Com informações da Agência Pará.