Retirada de histórica Samauameira do CAN começa no próximo dia 22 em Belém
A histórica árvore samauameira, conhecida como “Samauameira do CAN”, terá seus restos de tronco e raiz removidos a partir do dia 22 deste mês. A decisão foi tomada pela diretoria da Festa de Nazaré, responsável pela administração da praça Santuário, onde a árvore está localizada, após receber laudo técnico sobre a saúde do vegetal.
O laudo foi elaborado por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), entregue durante reunião entre a secretária municipal de Meio Ambiente, Christiane Ferreira, e o diretor de procissões do Círio de Nazaré, Antônio Salame.
O documento detalha os resultados dos testes realizados entre fevereiro e abril deste ano e a última avaliação foi em 26 de abril. Segundo a secretária de Meio Ambiente de Belém, “a retirada total da árvore será feita pela equipe da Semma a partir do próximo dia 22”. O trabalho deverá levar cerca de uma semana para ser concluído, devido às dimensões da árvore.
A necessidade da retirada se deu após a constatação de que, mesmo estando viva, a árvore não tem condições de se restabelecer e apresenta risco iminente de queda de galhos e tombamento. Análises realizadas com base em imagens aéreas feitas por drone mostraram que o tronco da árvore está completamente oco e com infiltração.
Em cumprimento à Lei Ordinária nº 8.489 e à Lei Ordinária nº 7.709, uma nova samaumeira deve ser plantada no município após a supressão do vegetal centenário. A igreja optou por plantar uma espécie semelhante no mesmo local da árvore analisada, o que ocorrerá no Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho. A Semma realizará o acompanhamento do desenvolvimento da nova árvore para garantir seu crescimento saudável.
Com informações da Agência Belém.