Homenagens a Ruy Barata são retomadas com Prêmio Multicultural
Após a pandemia adiar comemorações do centenário do poeta, Associação Arte e Cultura e Memória Ruy Barata organiza cerimônia de entrega de prêmio em sua homenagem.
No próximo dia 26 de maio, a Associação Arte e Cultura e Memória Ruy Barata promove a cerimônia de entrega do Prêmio Multicultural Ruy Barata, em homenagem ao centenário do poeta e compositor paraense. As comemorações pelo centenário do artista, que ocorreriam em 25 de junho de 2020, foram adiadas devido à pandemia de covid-19 que assolou o país.
Ruy Paranatinga Barata é considerado um dos principais nomes da cultura paraense. Filho único de Maria José Paranatinga Barata e do advogado Alarico de Barros Barata, Ruy foi alfabetizado pelo pai e se mudou para Belém aos dez anos para continuar seus estudos. Frequentou o Colégio Moderno, Colégio Nossa Senhora de Nazaré e o Colégio Estadual Paes de Carvalho, onde iniciou sua paixão pela poesia.
Em 1938, ingressou na Faculdade de Direito do Pará, mas sua paixão pela poesia só cresceu. Aproximou-se do pensamento de esquerda ao ler o Manifesto Comunista de Marx e Engels. Casou-se em 1941 com Norma Soares Barata, com quem teve sete filhos. Formou-se em direito em 1943, e em seu discurso de formatura, defendeu a volta do país ao Estado de Direito e teses avançadas no campo da justiça social.
Ruy Barata trocou a advocacia pela redação do jornal Folha do Norte, onde pôde dedicar-se ainda mais à poesia e à luta por justiça social. Com a retomada das homenagens, a Associação Arte e Cultura e Memória Ruy Barata busca manter viva a memória do poeta e sua contribuição para a cultura e a sociedade paraense.
A cerimônia de entrega do Prêmio Multicultural Ruy Barata será realizada no dia 26 de maio, e contará com a presença de artistas, intelectuais e admiradores da obra de Ruy Barata, celebrando sua trajetória e legado.