A Guarda Municipal de Belém está incluindo o combate ao racismo em sua formação de agentes
Os guardas municipais que participam do curso de formação de estágio de Condicionamento Tático assistiram a uma palestra ministrada pela equipe da Coordenadoria Antirracista de Belém (Coant). O objetivo foi conscientizar os servidores sobre o racismo estrutural e como combatê-lo nas instituições públicas.
O evento, realizado no auditório da GMB, permitiu que os servidores debatessem e esclarecessem dúvidas sobre situações de racismo e como humanizar as relações na gestão municipal, tanto internamente quanto no atendimento à população.
Elza Rodrigues, titular da Coant e palestrante, lembrou que em janeiro de 2023 foi sancionada a Lei 14.532, que tipifica o racismo como crime. Ela destacou a importância de abordar o tema dentro de uma instituição de segurança pública e ressaltou que a luta contra o racismo é responsabilidade de todos, não apenas de negros, indígenas e quilombolas.
Joel Monteiro, inspetor-geral da GMB, agradeceu a parceria com a Coant e enfatizou o compromisso da gestão em conscientizar os agentes sobre o movimento antirracista. Ele afirmou que o racismo é uma questão enfrentada diariamente pelos agentes de segurança pública, tanto em nível profissional quanto nas relações pessoais, e enfatizou a importância do conhecimento das leis e sua aplicabilidade nesse contexto.
Fonte Agência Belém.