Tribunal de Contas do Pará celebra Dia Nacional da Ética com palestra sobre ética contemporânea
Servidores do TCE-PA participaram do evento que destacou a importância da ética na administração pública e nas relações cotidianas
O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) promoveu, a palestra “Questões fundamentais de ética contemporânea”, ministrada pelo professor Ricardo Dib Taxi, da Universidade Federal do Pará. O evento ocorreu no Auditório Ministro Elmiro Nogueira e fez parte do Corregedoria Day, um esforço conjunto de todos os Tribunais de Contas do Brasil para reforçar a valorização da ética nos órgãos de fiscalização. A iniciativa foi realizada como parte das comemorações pelo Dia Nacional da Ética, celebrado no dia 2 de maio.
A Conselheira do TCE-PA e Presidente Rosa Egídia Crispino C. Lopes iniciou o evento, destacando a importância da ética, um tema milenar que remete a valores, integridade e correição. Segundo ela, servidores públicos devem primar pela conduta ética, especialmente aqueles que trabalham nos Tribunais de Contas, responsáveis por zelar pela correta aplicação de recursos públicos.
A palestra contou com a presença de diversos membros do TCE-PA, incluindo o Conselheiro e Vice-Presidente Fernando Ribeiro, a Conselheira Lourdes Lima, o Conselheiro Substituto Julival Rocha e os Procuradores de Contas Stephenson Oliveira Victer e Deíla Barbosa Maia. O Corregedor do TCE-PA, Conselheiro Luis Cunha, destacou a função da ética nas relações cotidianas e a importância de conhecer e seguir o Código de Ética do órgão.
Ricardo Dib Taxi abordou a necessidade de uma percepção coletiva ao tratar de ética e ressaltou a importância dos códigos de ética nas instituições. Ele destacou que o Código de Ética do TCE-PA segue preceitos da Constituição Federal, prescrevendo lealdade, respeito e moralidade para os servidores da Corte de Contas. Dib Taxi finalizou a palestra, enfatizando a dificuldade do ser humano em agir de forma correta e a importância de reconhecer limitações e fragilidades para ser ético.
O evento permitiu a interação entre os participantes, que puderam esclarecer dúvidas e debater sobre a aplicação da ética no contexto contemporâneo, reforçando a relevância do tema para a administração pública e as relações interpessoais.
Com informações do TCE-PA.