Polícia Civil do Pará recebe 212 novos integrantes e equipamento de raios X portátil
Nesta quinta-feira (04.05.2023), a Polícia Civil do Pará encerrou o Curso de Formação da Academia de Polícia Civil (Acadepol) com a solenidade de formatura dos 212 novos integrantes. Entre os formandos estão delegados, investigadores, escrivães e papiloscopistas que atuarão no Sistema de Segurança Pública do estado. A cerimônia ocorreu no Centro de Eventos Benedito Nunes, na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, e contou com a presença do governador Helder Barbalho e da vice-governadora Hana Ghassan.
Durante a solenidade, o governador reforçou o compromisso do governo em estruturar o quadro de pessoal, principalmente no interior, e destacou a importância de fortalecer a Polícia Judiciária e garantir a segurança da população.
Além do investimento em pessoal, que chega a 1,5 mil novos colaboradores da Polícia Civil, o governo do estado entregou um equipamento de raios X portátil, modelo Viken, à corporação. Com um investimento de R$ 630 mil do Tesouro Estadual, o Pará torna-se o primeiro estado brasileiro a adquirir esse recurso, que será utilizado pelo Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc). Atualmente, apenas a Receita Federal e a Polícia Rodoviária Federal possuem o equipamento no Brasil.
O governador também ressaltou a ampliação do efetivo feminino e o empenho da vice-governadora em aumentar o número de delegacias especializadas no atendimento à mulher e no combate à violência contra adolescentes.
Os novos servidores da Polícia Civil aguardam as nomeações para iniciar suas atividades nos 144 municípios paraenses.
Com informações da Agência Pará.